Dicas naturais para aumentar a imunidade em tempos de H1N1

0

Muita gente me perguntando sobre como aumentar a imunidade nestes tempos de H1N1 e Zika!

Então lá vai…vou direto ao ponto e contar tudo o que eu faço aqui em casa e com a minha família.

GENGIBRE

O gengibre é um alimento super estimulante da nossa imunidade e tem grande ação antiviral.

Consumimos diariamente em forma de chá de gengibre sem adoçar.

A proporção é 700ml de água e um pedaço de uns 4 cm de gengibre cortado em fatias. Deixar fervendo em fogo baixo por uns 10 min.

ALHO

O alho também tem ação antiviral reconhecida, além também ser imunoestimulante.

Tento ingerir diariamente 3 a 5 dentes de alho cru picado, com os alimentos ou engolidos com água ou suco.

Tem gente que vai falar sobre o mau hálito que ele dá, mas sinceramente mais vale o mau hálito do que algo que pode me deixar super doente.

E é temporário também!

PRÓPOLIS

O própolis é reconhecido cientificamente já como um antibiótico natural, também com ação antiviral, tanto em situações de infecção quanto como para prevenção.

Eu tomo da seguinte forma: 1 cópo de água, suco de 1 limão, 20 gotas de própolis e se achar necessário, 1 colher de sopa de mel!

LARANJA E LIMÃO ORGÂNICOS DE PREFERÊNCIA

Todos os dias como uma laranja e tomo o suco de um limão.

Fontes já conhecidas de Vitamina C!

CONSERVAS E BEBIDAS PROBIÓTICAS

Aqui gostaria de me estender e falar novamente, pois considero esse o ponto mais importante de imunidade e realmente vejo poucos profissionais da saúde falando a respeito. Falam sobre evitar o contato com o vírus, o que também é importante, mas falam pouco sobre o que fortalece o sistema imunológico e o que enfraquece o sistema imunológico.

E de novo indo direto ao ponto:

80% da nossa imunidade está no nosso INTESTINO! E lá habitam cerca de mais de mil famílias de bactérias compondo a nossa chamada flora intestinal.

Existem lá bactérias do bem que nos protegem e existem bactérias más que nos deixam doente.

Para ganharmos essa “guerra” precisamos ingerir probióticos diariamente, ou seja, precisamos ingerir bactérias do bem, para manter a flora equilibrada. Só assim, vamos aumentar efetivamente a nossa imunidade. A flora intestinal equilibrada é o segredo da imunidade.

Mas quais são os alimentos alimentos probióticos?

-Iogurte integral, desde que feitos de leite e cultura láctea (sem açucares, corantes, espessantes e etc.);

-Kefir de leite e kefir de água. Entre no Facebook e busque um grupo de doação de muda de kefir e consuma diariamente;

-Conservas de vegetais e bebidas fermentadas: esses particularmente acho que são os principais que devemos diariamente consumir.

São feitos a base de água, sal e probióticos.

Eu faço em casa conservas de pepino, de cenoura, de repolho, e infitnitas outras misturas de vegetais que são altamente probióticas e consumimos uma porção delas em praticamente todas as refeições.

Quem tiver interesse em aprender a fazê-las e em como consumir, por favor, me mande uma mensagem aqui pelo site mesmo no link Quer falar comigo que eu passo todas as informações sobre o Workshop que eu dou de Saúde Intestinal com Conservas Probióticas.

Tomamos também bebidas probióticas de beterraba, de gengibre, e de laranja probióticas e que eu ensino neste workshop também.

ÓLEO DE COCO EXTRAVIRGEM

O óleo de coco extravirgem é composto em grande parte por ácido láurico, que ao ser digerido se transforma em monolaurina.

A monolaurina lida muito bem com vírus e bactérias e ajuda a combater herpes, gripe, citomegalovírus, e até HIV.

Eu consumo de 1 a 2 colheres desse óleo diariamente. E ainda uso no preparo de alimentos em casa.

VITAMINA D

A vitamina D é essencial para a nossa saúde e um dos maiores benefícios é ativar a função da nossa imunidade. Ela ativa o nosso sistema de proteção para responder a qualquer exposição viral, e não apenas a um vírus.

Eu tento sempre que posso me expor ao sol, com pouca roupa, por 15 minutos todos os dias. Essa é a melhor forma de obter a vitamina D.

Porém, em tempos dessa epidemia de doenças, resolvi junto com meu médico suplementar a vitamina D diariamente.

Converse com o seu médico a respeito.

MEDICAÇÃO HOMEOPÁTICA

Também conversando com o meu médico e pediatra da minha filha, estamos usando uma fórmula homeopática para a prevenção, tanto da H1N1 quanto de qualquer outro tipo de gripe. Converse com seu médico a respeito!

MAS O QUE ENFRAQUECE NOSSA IMUNIDADE?

Então, não adianta nada se fazer tudo isso e se entupir de porcarias.

Doces em geral feitos com açúcar branco refinado, massas e pães feitos farinhas refinadas, produtos industrializados (com conservantes, corantes, estabilizantes, adoçantes, e etc.), leites e iogurtes UHT, chocolates, óleos vegetais (como os de soja, milho, canola, e etc.), álcool em excesso, stress, vida sedentária…

Espero ter ajudado e compartilhem este artigo e vídeo com mais pessoas!

Daniela Miguel é engenheira, culinarista especialista em alimentação natural, coach de saúde, ex-portadora de enxaqueca :) , mãe da Valentina, sócia e fundadora da Deliyou, uma empresa de produtos naturais e integrais que faz comida de verdade chegar até a sua casa.

 

Compartilhe.

Deixe um Comentário