Meu café com manteiga se tornou Bulletproof Coffee

6

Bulletproff coffeeSim, eu tomo café com manteiga há anos.

Quando falo isso, ou quando posto nas redes sociais meu café “batizado” de manteiga ou de óleo de coco, muita gente me questiona: Como assim? Combina? De onde você inventou isso?

Desde criança tenho memórias do meu pai tomando café com manteiga. Uma xícara de café com uma colherzinha de chá de manteiga. Minha avó dava para gente tomar quando estávamos com dor de garganta, dizia que a mistura trazia conforto e aliviada a dor.

E foram anos assim, tomando meu café. Com manteiga. Vi uma vez uma entrevista com a Bibi Ferreira. Ela dizendo que só tomava café assim. Fiquei orgulhosa e aliviada, por não estar sozinha nessa.

Eu sempre tomava e pensava, não sobrevivo sem meu café com manteiga. Depois fui variando com o óleo de coco.

E como tudo evolui nessa vida, tempos atrás, vi algo na internet sobre um tal de BulletProof Coffee. Uma bebida de café com manteiga e óleo de coco, um total upgrade no meus simples café. Porém na pressa, acabei deixando o assunto de lado.

Daí, mês passado, encontrei um amigo que tinha visitado o Vale do Silício e me falou que estava bebendo essa bebida depois de ter assistido uma palestra do seu “inventor” Dave Asprey.

Segundo Dave, ela deve ser tomada como café da manhã sem nenhum outro componente, aumenta a capacidade de concentração, energia e ainda emagrece.

Como sou fã de café e das gorduras do bem (leia mais sobre gorduras, se você ainda tem medo delas) resolvi tomar essa bebida primeiramente como pré-treino, pois ela é muito rápida e muuuuuito simples de se preparar pela manhã.

O Dave Asprey vende todos os ingredientes  em seu site, mas eu fiz com os ingredientes que tinha em casa mesmo! O resultado me surpreendeu e vou explicar o porquê.

Aí vai: uma xícara de café que normalmente faço no meu coador de pano individual e, depois de coado, adiciono uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de óleo de coco extravirgem. Mais nada. Sem nenhum tipo de açúcar, ok? Bato uns 30 segundos no meu mixer manual e pronto.

Atenção grande deve ser dada aos ingredientes: Café deve ser orgânico, se conseguir um café de uma torra menor, fica mais perfeito, pois tudo que é excessivamente torrado, perde nutrientes. Manteiga deve ser orgânica de vacas felizes, criadas soltas, que comem capim e que vão produzir um leite mais que especial com mais benefícios em sua gordura. E o óleo de coco extravirgem orgânico também.

Fica uma bebida bem cremosa, emulsificada e muito agradável de beber. Bebida pronta e tomada, é só correr pro treino.

É impressionante a performance que a bebida dá. Fico focada, concentrada, com os objetivos claros na mente e cheia de disposição e de energia.

Depois chego em casa e no máximo bebo água, fico absolutamente saciada por 5 ou 6 horas ou mais até. E tranquilamente. Sem sentir fome mesmo e com a mente super ativa. Trabalhando com a produtividade no topo!

A sensação que tenho é que o corpo não gastou nadinha de energia com digestão de comida e está super bem nutrido e me devolve tudo isso disposição, sabe?

E o melhor, acabo não exagerando no almoço também!!!

Outro dia, fiz um Workshop e estava bem cansada. Tomei a bebida antes do evento e foi muito bacana. Me deu aquele up, sabe?

Tudo isso acontece sabe porque? Porque a bebida tem baixo índice glicêmico (não sabe o que é isso ainda?) e as gorduras de cadeia média, que são gorduras que não usam nenhum tipo de energia para serem digeridas, sendo rapidamente assimiladas pelo nosso corpo.  Não é o máximo?

Isso é tudo o que precisamos: energia rápida sem dar picos de glicose e insulina!

Mas não acredite em mim não. Faça você mesmo e me conte o que achou.

Algumas fontes da minha pesquisa para você ler.

How to make Bulletproof Coffee

Café Turbinado: Bulletproof Coffe

The Cult of the Bulletproof Coffee Diet

Daniela Miguel é engenheira, culinarista especialista em alimentação natural, ex-portadora de enxaqueca :) , mãe da Valentina, sócia e fundadora da Deliyou, uma empresa de produtos naturais e integrais que faz comida de verdade chegar até a sua casa.

Compartilhe.

6 Comentários

  1. Johanna Waldow em

    Então, estou tentando tomar, somente o café com óleo de coco.
    Uso café normal mesmo e não uso a manteiga porque tenho colesterol alto e tenho um pouco de medo da gordura animal.
    Estou no segundo dia e realmente senti o cérebro e o corpo bem ativos.
    Ontem tomei no pré treino a noite e minha disposição na aula foi ótima e hoje de manhã tomei de café da manhã e estou sentindo o meu cérebro funcionando bem para uma sexta – hehe.
    Mas tenho algumas questões, minha fome não foi tão saciada assim, inclusive, meu estômago está “doendinho”.
    Também não curti o gosto não, achei que queima na garganta e é uma sensação tri esquisita.
    Ainda, meu intestino tá meio esquisito – hehe.
    Alguém mais teve experiência parecida?

Deixe um Comentário