O que são aditivos alimentares e o mal que fazem a nossa saúde

1

Aditivos AlimentaresOs aditivos alimentares são todas as substâncias que são adicionadas aos alimentos com a finalidade de manter ou modificar o sabor e a aparência de um determinado alimento. Os aditivos são usados para conservar, dar aroma, adoçar, dar consistência e etc.

A indústria alimentícia usa e abusa do uso destes aditivos para que sejam permitidas as produções em alta escala e para possibilitar o transporte a longas distâncias.

Porém, o preço que pagamos por essa praticidade de encontrar opções de todos os tipos de alimentos nas gondolas do supermercado é absolutamente caro para a nossa saúde.

Basta pesquisar com paciência e ler alguns artigos e estudos científicos que ligam o consumos destes aditivos a inúmeras doenças como diversos tipos de câncer, doenças degenerativas, cefaleias, inflamações, dores, intoxicações, déficits de atenção, hiperatividade, doenças neurológicas, alergias, intolerâncias, dermatites, e por aí vai.

Lendo este artigo então, você será capaz de entender um pouco mais sobre os o que está escrito nos rótulos, vai conhecer um pouco dessas substâncias, para que servem e como a Deliyou consegue não utilizá-las em seus produtos.

Conservantes: servem obviamente para conservar. Os conservantes inibem ou previnem os estragos feitos por fungos, bactérias e microorganismos. Os mais comuns são ácido sórbico, sorbato de potássio, sulfito de sódio, propionato de sódio, mas a lista é enorme. Os nitritos e nitratos são usados especialmente em carnes secas, linguiças e embutidos em geral.

Corantes: servem para dar cor geralmente perdida no processo de fabricação ou simplesmente para deixar o alimento mais atrativo. Um dos corantes mais usados é o carmim. Tem a coloração vermelha e está presente naqueles iogurtes de morango infantis, em alguns nuggets. O curioso é que ele é extraído do inseto cochonilha-do-carmim, parente do pulgão.

Adoçantes: servem para adoçar sem açúcar. São eles os aspartames, sorbitol, ciclamatos, sucralose, entre outros.

Aromatizantes: servem para dar ou intensificar o aroma, o sabor dos alimentos. Existem aromatizantes naturais e artificiais, mas fiquem ligados., pois tem muitos bolos e bolachas que usam somente os aromatizantes. Explico: Cookies de banana que são feitos de farinha de trigo com aroma natural de banana. Ou seja, um cookie de banana que não tem banana!

Espessantes: servem para conferir texturas mais firmes aos alimentos, ou seja, aumentam a viscosidade dos alimentos.

Acidulantes: servem para acentuar o sabor, deixa-lo mais vivo e tem poder de conservante também. Aqui fica uma dica a respeito. Algumas marcas de suco contem no rótulo a escrita de que não tem conservantes. Porém ao ler o rótulo, você lê a adição de acidulantes. Ou seja, isso é a indústria tampando um buraco e destampando outro.

Realçadores de sabor: servem para realçar o sabor como o nome propriamente diz. O mais famoso e tão perigoso quanto é o Glutamato Monossódico. Ele é tão ruim para nosso corpo que escrevi um artigo especialmente para ele. Clique aqui para ler o artigo.

Fermentos químicos: servem para fazer crescer as massas. Muitos deles aqui no Brasil tem alumínio em sua composição. Você compra fermento e leva um metal também.

E ainda tem muitos outros: reguladores de acidez, umectantes, antiumectantes, antiespumantes, levedantes, dispersantes…

Como fugir deles? Lendo rótulos e se informando.

Enlatados, comida pronta, fast food, sucos de caixinha, doces, embutidos, estão repletos de todos esses aditivos.

Ah…mas eu só compro produtos naturais…

Já reparou que existem inúmeros produtos “naturais” nas prateleiras do supermercados? Como são naturais se duram 6 meses? 1 ano?

De novo: leia os rótulos e descubra o que você está ingerindo, descubra o que seu corpo vai receber.

Na Deliyou, não utilizamos conservantes, por isso a única maneira de conservar nossos produtos é pelo congelamento ou refrigeração.

Na Deliyou não utilizamos nenhum tipo de corante, nem natural nem artificial, pois a cor do que fabricamos deve ser conseguida pelo uso de bons ingredientes.

Na Deliyou utilizamos açúcares naturais como o açúcar mascavo e demerara, mel e açúcar de coco. Nunca adoçantes.

Na Deliyou partimos do principio que um Bolo de Amêndoas deve conter amêndoas e não aroma de amêndoas. Usamos sim um extrato de baunilha natural para dar aroma em alguns produtos, mas esse extrato é produzido por nós, artesanalmente com rum e favas de baunilha e só.

Na Deliyou não utilizamos espessantes de nenhum tipo, nem mesmo lecitina de soja nem gomas. Se o ingrediente não tem valor nutritivo, não entra na nossa lista simplesmente para mudar algum aspecto.

Na Deliyou não utilizamos acidulantes de nenhum tipo.

Na Deliyou não utilizamos realçadores artificiais de nenhum tipo. Utilizamos o sal marinho, que além de conservar, realça o sabor.

Na Deliyou não utilizamos fermentos químicos de nenhum tipo. Usamos nos pães a técnica da fermentação natural e nos bolos e tortas, utilizamos uma mistura de bicarbonato de sódio e cremor tártaro, por serem substancias naturais.

Nossa cozinha respeita o ciclo de vida do ingrediente, sua cor, seu sabor, seus nutrientes. Simplesmente porque não vendemos o que não comemos.

Para nós, o natural de verdade significa muito.

Para nós, toda a comida deveria ser assim.

Daniela Miguel é engenheira, culinarista especialista em alimentação natural, ex-portadora de enxaqueca :) , mãe da Valentina, sócia e fundadora da Deliyou, uma empresa de produtos naturais e integrais que faz comida de verdade chegar até a sua casa.

Compartilhe.

1 Comentário

Deixe um Comentário