Receitas de cosméticos naturais para você fazer em casa!

10
Cosméticos naturais

Cosméticos naturais com óleo de coco

Já pararam para ler rótulos dos cosméticos?

Em vez da aveia e do mel que geralmente estampam os frascos dos cosméticos, as substâncias químicas presentes em xampus, sabonetes, desodorantes, cremes, pastas de dentes são sempre sintéticas. São conservantes, espessantes, adoçantes, metais como alumínio, substâncias tóxicas. Daí para pior.

O problema é que passamos na pele, no corpo, na cabeça, na gengiva, mesmo que em doses baixas, essas substancias são absorvidas pelo nosso corpo.

Muita gente acha que doses pequenas, nada significam. Eu não acho. Sabe porque? Porque usamos esses produtos quase que diariamente. Será mesmo que nosso corpo não acumula essas toxinas?

Usamos pastas de dente, creme hidratante procorpo, para o rosto, para mãos, pés, shampoo, condicionador, protetor solar, maquiagens, esmaltes,  tinturas de cabelo. A lista é grande.

Muitas vezes o resultado é o de sempre: alergias, dores de cabeça, problemas horminais, hipotireoidismo, dermatites, câncer, e ninguém enxerga o responsável ou os responsáveis.

Se você duvida, leia os “rótulos”desses produtos, pesquise e comprove o assunto você mesmo.

Muitos desodorantes contém alumínio, um metal absolutamente tóxico para nosso corpo. Não acho uma simples coincidência que câncer de mama em mulheres está alarmante e em homens também.

Os cremes cheios de parabeno, uma substância que tem como função conservar o produto, que ainda é permitida no Brasil, mas já está na lista negra da Europa, devido a estudos que a ligam ao câncer.

Detegentes, sabonetes e shampoos, cheios de lauriléter sulfato de sódio, aquela substancia que faz espuma, também com estudos de que é cancerígeno.

Pastas de dentes são repletas de flúor (não vou entrar no mérito do flúor, pois para mim ele é tóxico, merece um artigo inteiro só falando dele, mas lá no final deixei um artigo completo sobre o assunto), de corantes e adoçantes artificiais.

Tinturas de cabelo com amônia e chumbo!

Então, para fugir um pouco deste tipo de toxidade, eu uso alguns truques que aprendi pesquisando, conversando com médicos e lendo em alguns livros.

Aí vão:

Desodorante

Tenho duas soluções altamente eficazes até para quem tem fortes odores. Eu sou uma delas :)

Durante anos usei uma mistura de:

90 ml de álcool de cereais (você compra em casas de produtos culinários ou naturais);

1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio.

Frasco desodorante natural

Frasco para desodorante natural

Antigamente comprava um desodorante no mercado que viesse nesse tipo de embalagem da foto ao lado, jogava fora o líquido e colocava o meu preparo. Mas dá para comprar essa embalagem em lojas especializadas.

Antes de usar tem que chacoalhar para misturar o bicarbonato com o álcool, pois ele tende a separar. É só burrifar como um desodorante normal.

Outra opção, é usar o leite de magnésia. Isso mesmo, aquele de pote azul que nossos avós usavam para tratar azia.

Leite de magnésia como desodorante

Leite de magnésia como desodorante

Além de ser bom como desodorante, ajuda a repormos o magnésio através da absorção da pele. A falta de magnésio reduz a absorção de cálcio e ele, apesar de ser natural, é de difícil ingerirmos na nossa dieta.

Para usá-lo, vc pode simplesmente espalhar na mão e passar nas axilas.

Frasco roll on para desodorante natural

Frasco roll on para desodorante natural

Se preferir, pode comprar em lojas de embalagens, uma embalagem de roll on como essa aqui ao lado e colocar o líquido dentro.

Nos dois casos, aconselho a verificar se você tem alguma alergia, colocando um pouco na parte interna do braço antes de usar e observar possíveis irritações.

Garanto pra você que os dois funcionam!

Teve um tempo em que usei também o bicarbonato puro, como se fosse um talco. Funciona também.

Pasta de dente

Eu uso diariamente o óleo de coco como pasta de dente.

A principio achei estranho, mas depois que percebi que minha boca ficava bem limpa, que podia até engolir o resíduo sem me preocupar, me acostumei.

Você pode adicionar um pouco de bicarbonato de sódio, alguns óleos para dar aroma (óleo de menta, de hortelã) e alguns adoçantes naturais como o xilitol ou stevia para adoçar.

Pote de vidro para óleo de coco como pasta de dente

Pote de vidro para óleo de coco como pasta de dente

As proporções são:

• 6 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem;

• 6 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;

• 25 gotas de óleo que você preferir, hortelã, menta (opcional)

• 1 colher de chá de estévia ou xilitol (opcional)

Como fazer:

Misturar todos os ingredientes em um recipiente pequeno até formar uma pasta. Se preferir, aqueça o óleo de coco para ficar mais fácil.

Coloco sempre o óleo de coco num potinho de vidro, com uma espátula pequena (sabe aquelas de creme para o rosto?).

Óleo de coco nos cabelos

Quando meu cabelo está ressecado, vou para o banho e lavo o cabelo normalmente com xampu. Depois disso, passo o óleo de coco como se fosse um condicionador, não colocando na raiz e preferindo as pontas, sem exagerar na quantidade.

Coloco uma touca por 20 minutos.

Após esse tempo, lavo o cabelo normalmente com xampu de 2 a 3 vezes até sair todo o óleo. Se não fizer isso, o cabelo ficará super oleoso.

O cabelo fica super hiper mega macio.

Óleo de coco no corpo

Também deixo um potinho desses no box do banheiro para passar o óleo no corpo.

Assim que entro no banho, deixo o vidro fechado num cantinho onde vai caindo um pouco da água quente. Isso serve para que vá derretando um pouco o óleo enquanto tomo meu banho.

No final, coloco uma pouco do óleo nas mãos e esparramo o óleo por todo o corpo, barriga, pernas, seios, rosto, tudo. Sem dó. Dou uma leve (muito leve) enxaguada com água do chuveiro e me enxugo na toalha. Como é um óleo, tenho somente o cuidado de usar toalhas brancas, pois se mancharem, consigo colocá-las de molho com candida e recuperá-las.

Usei muito na barriga e seios quando estava grávida! Não estourou nenhum estria nova!

Por enquanto são esses que eu uso, e queria muito que vocês contassem a sua experiência, dúvidas se tiverem.

E não deixem de ler e assistir os links abaixo para cada vez mais conhecermos o que estamos colocando no nosso corpo!

Fontes e referências:

A farmacêutica Samanta Karina Alves explica como escolher cosméticos adequados para a pele e quais são os cuidados que devemos ter em relação às químicas presentes em cremes, xampus e sabonetes. 

Água Fluoretada: Um veneno para o seu corpo, artigo do Dr. Victor Sorrentino.

6 Razões para começar a usar óleo de Coco como Pasta de Dente, artigo do Dr. Joseph Mercola.

O melhor desodorante anti-enxaqueca, artigo do Dr. Alexandre Feldman.

 

Daniela Miguel é engenheira, culinarista especialista em alimentação natural, ex-portadora de enxaqueca :) , mãe da Valentina, sócia e fundadora da Deliyou, uma empresa de produtos naturais e integrais que faz comida de verdade chegar até a sua casa.

Compartilhe.

10 Comentários

  1. Maravilha Daniela…. Meu marido e eu já usamos o leite de Magnésia como desodorante e eu estava procurando um creme dental. Eu estou as voltas com um problema de olho seco e boca seca. Acabei de testar o óleo de coco como creme dental. Adorei! Muito obrigada pela dica.

    Rosa.

  2. Nossa, ameeei o artigo! Muito obrigada!
    Já estou usando o leite de magnésia também como desodorante! Muito bom!
    Agora vou testar os outros…muito obrigada!

    Ah, estou usando aveia no lugar de sabonete para áreas ressecadas da pele, e é muito bom! limpa bem e não resseca! É um outra dica para quem tem pele ressecada como eu…

      • Então, eu uso o farelo de aveia (mas já testei com a farinha e deu certo tbm!).
        Ponho um punhado da aveia na mão, jogo um pouquinho de água e mexo suavemente essa pastinha até a mistura ficar esbranquiçada. Aí é só espalhar essa mistura delicadamente nas mãos e depois enxaguar. Fica bem limpa a pele e não resseca.
        Já testei lavar o rosto com aveia e também é ótimo, dá uma leve esfoliada sem agredir nada a pele. Já li sobre mães que davam banho de aveia para bebes que tinham pele atópicas (é só colocar aveia na banheira).
        Enfim, a aveia é ótima para pele, ao mesmo tempo que lava ela hidrata! Descobri isso há poucos meses…tenho dermatite nas mãos (são super ressecadas, racham, sangram e nem tenho nenhuma digital) e já sofri muito com vários sabonetes. Nunca encontrei algum que realmente não ressecasse, mesmo os sabonetes para bebes ou alérgicos. Até que descobri a aveia. E isso mudou minha relação com tudo, comecei a olhar mais para produtos naturais em vez dos industrializados. Estou testando o óleo de coco nas mãos depois que vc deu a dica e estou adorando tbm (só é um pouco gorduroso, aí coloco luvas). Obrigada!

  3. Olá, achei mto legal suas dicas. Mas é uma pena que nem para todo mundo isso funcione, no caso dos desodorantes, se a pessoa transpirar muito, ele vai ajudar mas não como um produto com alumínio. O ideal seria não usarmos desodorantes com alumínio, pois ele faz mto mal para nossa saúde, por isso sua dica é ótima. Mas tem o lado de que as pessoas querem usar um produto e que o mesmo funcione, e as vezes nem imaginam ou não se importam que ele faça algum mal para a saúde, desde que tenha eficácia. Complicado né… Beijos.

    • Candice, funciona sim. Eu sempre tive odores fortes, desde criança. Sempre tive que ficar trocando de marca de desodorante, pois parecia que meu corpo não respondia. O que me salvou foi a mistura do álcool de cereais com o bicarbonato!

      • Olá a todos(as). Somente hoje conheci esse blog. Muito bom. Quanto ao bicarbonato, é um poderoso alcalinizante. Além de usar nas axilas pode ser ingerido em um copo de água todo dia: faz milagres na saúde. A alcalinização do sangue e do corpo é fundamental, inclusive para tirar odores ruins, mau hálito, suor fétido, prisão de ventre, acidez gástrica, etc. Uma outra terapÊutica: coloque os pés de molho em uma bacia ou similar com bicarbonato por alguns minutos e terá bons resultados. Escaldapés também é bom. Pode ajudar nas dermatites, psoríase e gota todos procedimentos, principalmente se a tudo isso acrescentar o cloreto de magnésio PA ou até o sulfato de magnésio(sal amargo) que é bem barato. O Brasil tem carência de magnésio no solo e nos alimentos. DEvemos mudar pela boca. Tudo de bom.

Deixe um Comentário